segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O preço da acessibilidade

A cada dia que passa vou me integrando cada vez mais com os recursos e tecnologias que vieram para facilitar a vida de nós deficientes visuais.

Fiz curso de braille na ADEVA e fui apresentado a vários leitores e amplificadores de tela como o Jaws e o Magic da Freedom Scientific  e a um projeto open source o NVDA. Até para celular nós temos o famoso Nuance Talks

Conheci video amplificadores, as famosas lupas eletrônicas, leitores de cores, relógios, termometros e uma infinidade de outros acessórios que nos incluem quase que no mesmo patamar dos videntes.

Mas uma coisa em comum entre estes produtos é o preço. Comparado a produtos similares e sem esses recursos acessíveis, o os preços são praticamente absurdos. É dificil encontrar algo que custe menos de R$ 100,00 no mercado.

Poderiamos alegar que o preço é caro porque não são fabricados no Brasil e tudo mais, mesmo assim, se olharmos os preços dos produtos la fora, eles ja não são tão acessíveis. Ao menos não para a nossa realidade aqui no Brasil.

Apesar de ganharmos cada vez mais espaço no mercado de trabalho, não podemos dizerque somos uma classe financeiramente  babonada. Temos nossos empregos sim, mas com uma  remuneralão ainda baixa.

Acredito que um programa de incentivo do governo na produção e venda destes produtos localmente, uma maior divulgação dos mesmos disponibilizando-os as faixas mais carentes da sociedade fariam com que estes preços caissem drasticamente, afinal, são produtos direcionados uma pequena fatia do mercado (1$ de toda população brasileira) mas que mesmo assim representam hoje 2 milhões de pessoas. Qualquer valor multiplicado por este montante ja da uma pequena fortuna.

Estou pensando seriamente em entrar em contato e virar representaante de algumas marcas no Brasil. Voces comprariam de mim? rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário