segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Dobrando a lingua

Acabei esquecendo de falar que no fim de semana testei os recursos de acessibilidade do IPhone 3GS da Apple.

Sempre falei mal do aparelho, afinal de contas o seu conceito era totalmente contra tudo aquilo que podemos fazer. Celular sem teclado, totalmente movido a uma tela touch screen e por este motivo 100% visual.

Me surpreendi quando meu irmão ligou em seu celular o recurso de leitura de tela. Ele muda completamente o modo como o celular funciona. Um simples passar de dedos pela tela faz com que o celular leia todas as opções por onde você passa. Apenas um duplo “clique” faz a execução do comando selecionado, e um toque triplo, com 3 dedos, faz com que a tela se mova em um scroll de uma pagina, o que é útil quando ligamos outro recurso que é a ampliação de tela, e/ou o alto contraste.

Não brinquei por muito tempo copm ele, estava quase sem bateria, mas deu pra perceber que funciona super bem, e que com algum trino, voce se torna expert nele.

Fiquei impressionado tambem com a qualidade sonora, os recursos de reconhecimento de voz e os jogos, altamente interativos, apesar de a falta de visão impedir de aproveita-los na sua totalidade.

Bom, se não fosse tão caro, acho que seria uma ótima opção de celular para nós deficientes visuais´

PS: Não vou comprar um. Só pego um IPhone se eu ganhar da minha operadora (atualmente a Claro). Como eu disse, ainda é muito caro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário