quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Comparando os leitores de tela

Finalmente hoje, depois de 6 meses, instalaram o Magic para mim la na empresa.

Infelizmente só agora que conheço melhor os outros concorrentes, inclusive da própria Freedom Scientific, pude perceber que ele não é a melhor opção.

Como sugestão de um amigo estou escrevendo este post para registrar minhas impressões sobre cada um  leitores que utilizei.

O Magic na minha opinião é o mais fraco e complicado dos três que analisei. Feito para pessoas com baixa visão o Magic possui um  sintetizador relativamente fraco que le poucos elementos de tela, mas que possui grande capacidade de customização de esquema de cores e ampliação de tela em 16x. Por falta de costume acho a navegação com tela ampliada confusa, perde-se a noção do ponto de clique do mouse. Sinceramente não gostei.

O NVDA se levarmos em conta ser um projeto open source e por este motivo ser gratuito é um produto excelente. O sintetizador de voz é excelente, apesar de não muito preciso para nosso idioma, sem intonação de voz para questões e exclamações e um pouco lento. Parece ter integração com hardwares diferenciados de acessibilidade, mas como não conheço e nem os tenho não pude testa. É uma ótima opção pra quem não quer gastar dinheiro.

O Jaws é o mais completo. Temum sintetizador perfeito, le a maioria dos elementos de tela mas tem foco em quem tem deficiencia visual total, logo não possui nenhum facilitador de leitura de tela como contraste ou ampliação. Mesmo assim na minha oipinão é o melhor produto e o que me deu maior produtividade. Na verdade, acredito que a combinação do Jaws com o Magic, ambos da Freedom Scientific, são os que um melhor resultado, apesar de ser uma brincadeira bem cara.

Enfim, fica aqui o espaço para comentários e sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário