sábado, 6 de fevereiro de 2010

Lições para 2010

Tenho alguns defeitos que me acompanham a séculos que preciso melhorar, ou de preferencia perder, paraeste ano de 2010.

Estes defeitos tem gerado vários problemas na minha vida pessoal e profissional, sempre me colocando em situaçõesembaraçosas.

De uma vez por todas eu preciso:

  1. Perder a Sindrome do Estudante. Não é porque eu detenho grande conhecimento do meu trabalho e de outras atividades que conseguirei resolver tudo em cima da hora. Uma hora pode ser muito tempo pra muita coisa, mas é pouco tempo para a maioria delas.
  2. Preciso aprender a dizer não. Dizer não para prazos que de ante mão ja sei que não irei cumprir, dizer não para atividades que ja sei que não conseguirei realizar, dizer não para coisa que eu sei que vou demorar a fazer porque não quero fazer, dizer não para aqueles convites que eu sinceramente não quero aceitar.
  3. Preciso aprender a ser mais focado. Preciso parar de me distrair com conversas paralelas, com o telefone, com o Messenger quando estiver executando qualquer tipo de atividade. Se eu levar uma hora para entender metade de um problema e for interrompido, levarei novamente mais uma hora para chegar ao ponto onde eu estava.
  4. Preciso aprender a pedir ajuda. Preciso ser mais pró ativo no sentido de descobrir os pontos que não conseguirei resolver sozinho e ja acionar quem poderá me ajudar. Tenho de aprender a pegar o telefone e correr atrás das pessoas, aprender a cobrar e não esprar esgotarem-se as alternativas.
  5. Preciso arriscar menos e acertar mais. Preciso deixar de confiar cegamente, trocadilhos a parte, no meu taco. Preciso questionar o meu trabalho o tempo todo, afinal erro tanto quanto qualquer um, mas isso não justifica manter o erro.

Acredito que se reduzir pela metade estas lições para 2011 ja serei uma pessoa muito mais feliz. E tenho certeza que terei pessoas lendo isso e que concordarão omigo, e farão o mesmoem suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário